são as modas demagógicas... por um lado há que comprar nacional.. por outro há que fomentar a exportação... é o costume... cai o Carmo e a trindade se temos um seleccionador estrangeiro mas depois é um orgulho termos seleccionadores portugueses à frente de equipas estrangeiras... e eu pergunto: comprar nacional é o quê? é comprar laranjas estrangeiras que por acaso são nossas mas foram lá fora tornar-se mais baratas? é comprar no corte fiel roupa feita lá fora ou ir ao corte inglês e comprar roupa feita cá? é comprar arroz com marca portuguesa ( com accionistas estrangeiros) mas que é importado porque não temos produção suficiente?
Isso há muita gente que só tem valor cá dentro depois de o ter lá fora.
Enquanto estão cá não lhes dão valor mas depois de irem lá para fora e serem reconhecidos então já são os maiores.
Depois ainda há essa "suprema inteligência" de Cascais que fez o vídeo dos Finlandeses onde afirma com orgulho que há mais portugueses fora de Portugal do que cá dentro.
Epá, isso é motivo de orgulho??? Se eu fosse Finlandês perguntava logo qual era o problema de Portugal para terem tanta gente fora do país.
"Para isto prefiro comprar chinês que me custa menos ao bolso."
custa menos, pois custa...
mas se pensares um bocado se calhar vais dar conta do teu erro. por enquanto a 'Europa' como a conhecemos funciona bem: desde que a Alemanha tenha dinheiro para distribuir e os pobrezinhos recebam a esmola, ninguém se queixa.
e a China lá vai comprando uns BMWs e Mercedes para manter a máquina a funcionar, enquanto inunda o mercado com tudo e mais alguma coisa.
mas daqui a uns anitos, quando a China se decidir a deixar de ser a fábrica do mundo com mão de obra barata, sobe os preços. e depois quem pode compra, quem não pode não compra.
até lá demos cabo da produção das coisas 'que os chineses fazem', pois são tão baratinhos.
depois...depois vai ser a Europa (com o desemprego ainda maior do que o actual) a começar a ser explorada como a China foi.
ainda me lembro dos nossos ministros a venderem o país com os mais baixos salários da União, pode ser que sejamos os primeiros...