De André a 08.08.2010 às 13:33
Eu percebo o cartoon, só que retrata uma realidade que eu não sei se será bem assim. O cartoonista baseia-se em que dados (mais ou menos) para caracterizar a coisa assim? É assim tão evidente como está no cartoon?
Noutra nota: o cartoon devia era ser mais a mulher a levar um enxerto de porrada, e depois não obstante isso nem ir queixar-se às autoridades. Parece-me q esta parte é mais verdadeira.
Anyway, abraços
De André a 08.08.2010 às 15:11
Henrique, obrigado pela explicação e pelo link. Mas é como digo, este cartoon é parte de uma história. Depois há a outra parte, tal como vem nessa notícia e era o que eu referia mais ou menos, quando lá vem escrito "podem recusar-se a depor como testemunhas: os descendentes, os ascendentes, os irmãos, os afins até ao segundo grau, os adoptantes, os adoptados e o cônjuge do arguido". Às vezes, calam-se na fase de inquérito. Às vezes, calam-se na fase de julgamento."
Daí por vezes isto tudo cair em saco roto. Estará um cartoon incompleto, vá vá. ;)
De Anónimo a 08.08.2010 às 19:07
Por outro lado e indo ao encontro do cartoon, ou mais o contrário, lê-se: «O número de condenados a penas de prisão está bem distante do de participações à polícia: 30.543 só no ano passado, o que dá 84 por dia. Em 2008, tinham sido quase 27.750; no ano anterior, perto de 22 mil. Desde 2000, ano em que a violência doméstica se tornou um crime público, as queixas não param de aumentar. A única excepção foi 2004, menos 1886 participações que no ano anterior.»; e «Dos 59 reclusos, 25 cumprem penas entre os três e os seis anos de prisão; 20 entre um e os três anos; oito entre os seis e os nove anos. Só quatro foram condenados a mais de dez anos de cadeia: a penas que oscilam entre 15 e 20 anos de prisão. Mas estes casos estão incluídos no grupo de 31 que, segundo a DGSP, responde por outros crimes, nomeadamente o homicídio tentado e consumado, a violação de domicílio, a ameaça, a detenção de arma proibida, a violação, o tráfico de droga e outras actividades ilícitas.». Também a abrir logo o artigo: «Maria de Fátima foi a mais recente vítima mortal de violência doméstica. A décima quinta deste ano. Anteontem, o companheiro matou-a em casa, em Oliveira de Azeméis. Já tinha sido condenado no ano passado por violência doméstica. Apanhou apenas 16 meses de pena de prisão suspensa, apesar de no registo criminal constarem outras ofensas à integridade física.». E ao lado encontramos um link que nos conduz para o seguinte artigo que dos dá uma luz sobre outras razões que levam muitas mulheres violentadas a calarem-se http://jornal.publico.pt/noticia/07-08-2010/um-ano-apos-a-aplicacao-da-lei-contra-a-violencia-domestica-ainda-reina-um-sentimento-de-desproteccao-da-vitima-19980674.htm
Há-que evitar tomar o todo pela parte...
De André a 08.08.2010 às 19:40
Mas não me viu a condenar o facto de as mulheres se calarem. Condenei e condeno o silêncio, pelas mais variadas razões que sejam. Não escamoteio isso. E o silêncio existe, e está patente no excerto que eu aí pus, e não são só as agredidas que se calam. Portanto, cada um pegará na parte que mais lhe convier para defender o seu argumento. Eu não tenho nenhuma dama a defender, só disse que o cartoon estará, em ultima análise, incompleto. É a minha convicção, desculpe lá.
Eu não estou a defender a justiça. É medíocre? Sim. O cartoon está incompleto? Também acho que sim. So what? Existe tanta mediocridade no que respeito ao cumprimento dos nossos direitos, desde as coisas mais básicas, a estas mais complicadas. Agora, se entrarmos sempre pela via do silêncio, ainda que saibamos que a justiça é podre, também não lá vamos. Esta é uma parte da história. A outra parte já entendi: está no cartoon, está no excerto que você ai transcreveu, pronto, já entendi!
Mas e a outra, não existe? Existe, e também aí pus. Agora cada um faz o que quiser com isso... Abraços
De Mulher de Lampião a 08.08.2010 às 15:59
É bem verdade o que o sr Henrique dos cartoons diz. Ainda ontem levei um enxerto de porrada por causa da porcaria do glorioso ter perdido com os dragões e ando aqui com o olho à Belenenses. Agora percebo porque é que o Moutinho saiu do Sporting. Ainda me mudo prá invicta porque lá, se levar porrada, é só de 5 em 5 anos.
De Anónimo a 08.08.2010 às 20:29
Comentário que não tem nada a ver!
Devias ter vergonha de gozar com uma situação tão grave como esta! Se calhar gozas porque és um dos agressores!
Tem juizo otário!
De De marido lampião a 08.08.2010 às 23:52
É verdade que dei uma arraial de pancadaria à minha mulher por causa do glorigozo. Enfiei-lhe aquela unha que tenho de rebobinar a cassete do carrega benfica.
Haja sentido de humor!
Não se arme em moralista!
Imagine que sou mulher e condeno a violência doméstica neste mesmo espaço. Vá pregar a outra freguesia , onde não haja padre!
De Anónimo a 09.08.2010 às 09:50
vê-se mesmo que és um portista ranhoso!
vocês nunca têm noção de nada pois não? O cartoon é sobre violência doméstica e vens falar em clubismos para quê?
Até tenho vergonha de ser de Gaia. Não há nenhum que se aproveite --'
De DragonHeart a 09.08.2010 às 20:34
Olha que coincidência... eu também tenho vergonha de tu seres de Gaia... Toscos como tu a gente manda para Lisboa!!
De Anónimo a 09.08.2010 às 22:53
Já vi que te incluis nos portistas ranhosos.
Se tu próprio o dizes quem sou eu para contrariar?!
Fica bem
De Marido lampião a 10.08.2010 às 09:39
Não responda ao Portista anónimo.
Quem lhe responde sou eu, mulher, «Igualdade de género procura-se»»
De SLB = Sempre a Lamber Bosta
E aqui está mais um lampião palhaço a arrotar merda pela boca fora!!! Ui que medo dos ganzados do Clube recreativo das laranjeiras!
E aí anda a infeliz lampionagem, alimentada a petróleo, a recorrer a já habitual baixeza...
Cambada de animais...
E só mesmo uma gayvota corrupta para se ter feito passar por anónimo e insultar um portista... Vocês não passam mesmo de filhos da put... ignorantes e drogados do clube recreativo das laranjeiras
Nao valem um caral...
Deves pensar que sou besta como tu, oh cavalgadura !
De Anónimo a 10.08.2010 às 20:31
" ter feito passar por anónimo"???
agora fizeste-me rir!
definição de anónimo: sem nome; não assinado.
acho que isto diz tudo, mas segundo o que disseste eu estou-me a tentar passar por alguém sem nome e que não assina as coisas...
Inteligente tu!

De INTELIGENTE SIM! a 10.08.2010 às 22:54
Tanto o anónimo Portista como Dragonheart compreendem o que quero dizer e tu também meu burro. Recua no tempo e no espaço e verás que já me conheces de «outros carnavais»
Como dizia o outro: «Tás mais manso», tu e a tua tia.
Não te esforces a dar-me nenhum significado de «anónimo». Sou professora, estou de férias e não te mandei fazer trabalho de casa.
De Anónimo a 10.08.2010 às 23:46
Para já nem sei do que estás a falar, assinar como anónimo é bastante frequente, mas se calhar sou eu que ando a ver mal agora.
Outra coisinha, para professora és muito bem educada e deves saber lidar muito bem com os teus alunos... quanto ao estares de férias podes dizer a verdade, estás é sem emprego (o que infelizmente é bastante frequente em portugal) e no psiquiatra, o que na tua família também é frequente e como disseste no outro não és da minha família, por isso está tudo justificado

Fuck off
De Foram os benfiquistas que me ensinaram a 11.08.2010 às 01:34
Como Professora, desde que posto neste espaço, sou o resultado da provocação dos benfiquistas.
Como Professora, na vida real, podes ir assistir às minhas aulas, ver o meu processo, a minha média de curso e de estágio. Falar com os meus alunos, com a Directora da Escola. Ainda bem que estou de férias, significa que tenho trabalho! Vai-te catar labrego!! Acredita no teu delírio virtual
Podes continuar a questionar a minha profissão
Estou de férias da escola e das explicações.
Vai ver o comentário que fiz com o nickname de «Professor sem papa na língua»e outros no cartoon «abençoados atestados médicos»
De Anónimo a 11.08.2010 às 01:52
"sou o resultado da provocação dos benfiquistas."
1º quem começou aqui a falar de clubes?
2º nunca disse se era benfiquista os sportinguista
3º Fizeste um comentário de mer** a gozar com a situação e eu disse que aquele comentário não tinha nada a ver e que era de muito mau gosto!
já que és "professora", tens que ter a mínima inteligência e por isso acho que consegues tirar as tuas próprias conclusões e veres como só te tens enterrado em vez de admitires que estiveste muito mal no 1º comentário!
De INTELIGÊNCIA SUFICIENTE a 12.08.2010 às 23:57
Quem fez o pressuposto comentário de mer-- foi a mulher do lampião, que conheço muito bem e sei quem é. Quem saiu em defesa da mulher do lampião= Portista anónimo e de Dragonheart fui eu= Marido lampião. Recorri a um comentário escrito, neste espaço, por um anónimo a atacar os portistas. Adaptei-o e devolvi na mesma moeda. Fica assim,vossa Senhoria ,a saber o significado da expressão « aprendi com os benfiquistas». = adaptei o texto de um benfiquista. Mais alguma explicação?
Não continue, Vossa Senhoria , a insistir que eu sou o autor do primeiro comentário. Está Vossa Senhoria muito enganado!
Haja imaginação!
Quanto à minha inteligência, a mesma foi avaliada pelos meus professores, formadores e orientador de estágio e não pela de Vossa Senhoria!
Estou de férias e portanto não dou mais explicações.Quer música, mas eu não sou professora de Educação musical.
Passar bem!
De Anónimo a 10.08.2010 às 20:34
Outra coisa que não percebi, mas de certeza que nem tu sabes responder!
disseste isto: "Quem lhe responde sou eu, mulher" no entanto assinas como "Marido lampião"
Foi burrice ou ainda não sabes bem o que és?!

De SEI RESPONDER a 10.08.2010 às 22:41
Sei bem quem sou. Sou mulher e assino por marido lampião. Tens alguma coisa contra? Apresente queixa à APAV.
Serei a primeira mulher com nickname masculino?
Andas muito distraído!
Sou IGUALDADE DE GÉNERO PROCURA-SE. Já te tinha dito. Pelos vistos funcionas em movimento uniformemente retardado.
Vai dar uma volta ao bilhar grande. Deves pensar que sou da tua família. Burro!
De Anónimo a 10.08.2010 às 23:40
Típica resposta de quem não sabe o que dizer!
De Foi dada por ti a 11.08.2010 às 01:06
Completamente de acordo contigo.
«Típica resposta de quem não sabe o que dizer!»
De Mulher de Lampião a 09.08.2010 às 00:17
Eu agredia-te era com dois chapadões nessa cara, ó meu imbecil. E ainda eras capaz de gostar e pedir mais!!!