Permitam-me que deixe um apontamento quanto à seguinte afirmação:
"Os exames NACIONAIS de Português e Matemática, incidem sobre os conteúdos do 9º ANO!!! Nenhum alumo retido no 8º Ano os conseguirá, alguma vez, realizar com êxito!"
Se isso é, na generalidade, verdadeiro para o exame de Matemática, pode não o ser para o de Português. Actualmente frequento o 12º ano - realizei, portanto, esses exames no ano lectivo 06/07. O exame de Português não incidiu em absolutamente NENHUM conteúdo específico do 9º ano - nenhuma referência a Os Lusíadas, nem ao Auto Da Barca do Inferno. Era uma prova do mais básico que pode haver - quase ao nível de um aluno de 5º ano, não fossem alguns pormenores de gramática.
Por isso, um aluno de 8º ano pode conseguir realizar um exame nacional com êxito. Basta ter alguma sorte na prova que lhe calha. O que torna esta questão em algo ainda mais flagrante. Não só não vai ajudar os alunos com dificuldades a ultrapassar as mesmas, como também pode vir a facilitar a vida a quem não se quer esforçar para ter bons resultados.
Exactamente, eu fiz os exames em 07/08 e de 9º ano NADA! No de português ainda estudei um pouco de gramática porque não era o meu forte, e no exame apareceu muito pouco de gramática, e o que apareceu era básico! No de matemática (como sou bom aluno) nem olhei para os livros e acabei por tirar 4 nos dois exames!